Sem saber que era impossível...Foi lá e FEZ !!!

Isto mesmo. Este é o lema do Enzo. Com o passar do tempo, a superação de algumas limitações surpreendem, mas também algumas características da SW aparecem e preocupam. São noites em claro, pensamentos a mil... aí , vem a mágica da Fé e restaura a visão, encorajando...
Não importa...sem saber que é impossível, também como mãe vou lá e faço!
No final de 2010 fiz quase que uma "previsão" : em 2011 nossos sonhos seriam verdade e muitas das metas que estipulei se tornam realidade. Novos obstáculos surgem é verdade...
O Enzo está se adaptando a escola nova. está passando por aquela "fase da adolescência da infância" ; não tem muita noção corporal, esbarra em tudo, derruba, cai, se machuca. Em contrapartida está fazendo associações que surpreendem, tecendo comentários surpreendentes, empregando muito bem as palavras, se relacionando cada vez mais e respeitosamente com o mundo e as pessoas a sua volta.
Está com conflitos internos ( a convivência com outros meninos na escola o faz repensar a questão da ausência do pai e muitas vezes isto gera agressividade, insegurança, choro, medo de ficar sozinho).
Voltou a natação e já se percebe um pouco mais de ousadia, porém muito medo de ações mais radicais. fica claro  que "ele tem seu próprio tempo de aprendizagem".
Agora, temos mais tempo juntos:  posso levá-lo e buscá-lo na escola, acompanhando de perto o que acontece.
Ainda mais que no "auge dos seus 5 anos", Enzo está no 1º ano. Particularmente como educadora, considero um absurdo vê-lo praticando caligrafia, vendo livros de diversas matérias em poder de uma criança tão nova e criativa, com tanta vontade de brincar, cantar, dançar, enfim, de ser criança. Já fui coordenadora implantadora do ensino fundamental de 9 anos e sei o quanto a proposta foi distorcida. Letra manuscrita então, me desencanta! Alguém pode me questionar sobre a escola, métodos, enfim: ledo engano, daí para pior...a maioria segue a mesma filosofia. E onde moramos, temos poucas opções de escolha. Já coloquei a escola a par de algumas situações, porém não levo mais informações do tipo: nesta síndrome não se consegue tal coisa, afinal, Enzo já provou tantas vezes que sem saber que era impossível, foi lá e fez... Para que seguir a risca os prognósticos, diagnósticos...para que subestimar?
A inclusão não é fácil...lidar com as expectativas muito menos...mas o amor, este não vê limites...

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