Uma viagem mágica, (mas barulhenta)...

Sempre vou me lembrar da Jô (Nunes), falando a nós mães/pais da ABSW - Núcleo Paranaense para que sempre que nossos filhos pedissem a nossa atenção, eles a recebessem. Que cada dia, deveria ser um dia importante para eles. Que ela tinha certeza que mesmo tendo partido tão cedo, ela tinha a certeza de que a Jéssica foi FELIZ e era isto que importava. Que ela, como mãe, tentou fazer o que podia ( e não podia), ou da forma que podia, os desejos e sonhos da filha.
Como toda mãe, a minha maior preocupação é ver meu filho feliz. E os portadores de SW nos ensinam esta lição a cada dia : tudo para eles é motivo de festa! Para eles o mundo é colorido...Vivem intensamente.
O Enzo está com 5 anos e é uma criança muito alegre. Sempre que posso, tento proporcionar momentos mágicos, atividades inusitadas que estimulem ainda mais sua sensibilidade, criatividade...
Não é fácil quando envolve ambientes novos, pois ele tem dificuldade em sair da rotina ou de um meio "conhecido". Tive a experiência de levá-lo a um circo, pois ele se encantou com o tema após estudar na escola e ver um circo na cidade. Mas em 30 minutos de show, a euforia virou pânico. Tenho cada dia mais a plena convicção que o EXCESSO de estímulos visuais e principalmente os SONOROS o fazem mal.
Nossa última aventura mágica, foi no dia 11 de setembro quando fomos ao BETO CARRERO WORD! Ansioso que só, mal sabia ele que a viajem estava marcada com um mês de antecedência...na última semana que antecedeu, ficou sabendo e enlouquecido quando via uma propaganda do parque na TV.
Foi a primeira vez que ele viajou num ônibus de turismo, e isto já foi sensacional para ele. Tínhamos que acordar às 4h00 da madrugada para sair com tempo de ir do Litoral do Paraná ao de Santa Catarina e aproveitar o dia no parque, na companhia de amigas minhas com seus filhos. Uma aventura!
Foi altamente estressante o fato que os organizadores do parque tiveram a péssima e incoerente ideia de colocar na recepção, às 10h00 da manhã, os monstros da atração " Ilha das Trevas" ( talvez adequada a adolescentes e adultos - salvo as exceções, eu odeio o gênero terror, tem coisa mais bonita para se ver na vida que corpos retalhados, monstros, entre outros). Como o parque é temático e eu já conhecia, sabia que evitaria passar no local e pronto. Afinal, ninguém é obrigado a ver o que não quer e sim ter a liberdade de escolha. TRISTE e LASTIMÀVEL decepção. Já nas catracas, lá estavam eles. De cara, um monstro deu um salto na frente do Enzo e um grito. O Enzo queria sair de lá e nem passar as catracas. Era uma gritaria só de crianças, jovens e adultos. Eu não sei se o monstro o assustou, mas eu sei que os gritos sim. E olha que a cada brinquedo radical do parque, tem um aviso alertando sobre cardíacos, gestantes, enfim. O Enzo se tremia todo e só chorava. Consegui entrar com ele ( nem que precisasse bater num monstro que se aproximasse rs) Mas o dia já estava comprometido. Ele não aproveitou o parque, ficou com medo de tudo, que o monstro aparecesse ( e teve vezes que eu os avistava de longe e mudava de direção com o Enzo). Andou com as mãozinhas tapando o ouvido o tempo todo. Raros momentos ele conseguiu se libertar do medo. Felicidade mesmo para ele, foi sair do parque. Até pensei que ele ia ficar traumatizado, mas com esta incrível capacidade de superação...se perguntar hoje, ele vai contar como a experiência mais incrível do mundo...com monstros, dinossauros, carros...
Ao final, a alegria reinou...mas eu repensaria duas vezes antes de embarcar nesta aventura rs


Pense um sorriso forçado rs

Um comentário:

  1. O Enzo sempre comenta dessa ventura, principalmente quando ele vê a propaganda do parque na TV, diz que aproveitou e brincou muito, mas deve ter sido quase que um pesadelo para você tentar aproveitar um dia de parque com seu filho e não conseguir, mas tenho certeza que valeu a intenção e que para ele será inesquecível.

    ResponderExcluir